Guia para usar a plataforma

Como começar?

Após ter seu local de atendimento cadastrado, você receberá um email para terminar o seu cadastro e, em seguida, já começar a usar.
Assistir o tutorial vai te ajudar bastante no início:

[IMPORTANTE] Como fazer um Mapa da Saúde? 

Criamos um passo-a-passo detalhado para te ajudar a fazer os seus primeiros Mapas. Consulte-o aqui.

Como posso avaliar rapidamente o estilo de vida do meu paciente, sem precisar fazer todo o Mapa da Saúde?

No nosso prontuário existe uma área dedicada ao estilo de vida do paciente. Lá temos um botão para se iniciar só os questionários de estilo de vida, sem precisar fazer também exame físico ou os exames de sangue necessários para o Mapa.

Quais equipamentos são necessários na clínica?

A maioria são itens comuns para uma clínica médica. Mesmo quando necessário adquiri-los, o custo para iniciar é muito baixo. Veja aqui a lista.

Não costumo fazer “check-ups” na minha especialidade. Há algum material revisando boas práticas para a realização de um check-up médico?

Criamos aqui um modelo para consulta de check-up para servir de guia, lembrando de pontos importantes para serem conversados com o seu paciente.

Como organizar o fluxo do Mapa da Saúde na sua clínica?

Bem, estamos oferecendo uma avaliação de saúde muito completa e detalhada aos nossos pacientes e isso vai requerer alguma organização para evitar desperdício de tempo. Veja aqui como fazer.

[IMPORTANTE] Como fazer o Evolua+ (acompanhamento para mudança de estilo de vida)?

O acompanhamento para mudança de hábitos sempre vai depender muito da habilidade e experiência dos profissionais envolvidos, mas separamos aqui algumas dicas valiosas para ajudar você a otimizá-lo. 

O Life Up dá algum suporte de marketing para os profissionais?

Infelizmente não conseguimos assumir essa função no momento, nossa prioridade tem sido melhorar cada vez mais a plataforma para empoderar médicos e pacientes. Mas temos algumas cartas na manga para dar um empurrãozinho inicial:

  1. “Overdelivery”: Encantando Pacientes: Transforme a entrega do laudo em uma experiência memorável para o seu paciente (com tudo já mastigadinho para já começar a pôr em prática)
  2. Vídeo legendado para passar na recepção da clínica. Este vídeo funciona muito bem, prende a atenção dos pacientes, os distrai enquanto esperam, já nos posiciona como médicos que não se preocupam apenas com doenças e remédios e, principalmente, gera interesse em fazer o check-up e acompanhamento. 
  3. Diários de Estilo de Vida para usar com os pacientes (para imprimir!): Aqui deixamos prontos vários diários que podem ser utilizados com os seus pacientes, para complementar o acompanhamento com app. Eles servem para alguns acompanhamentos específicos
  4. Artes prontas para usar em site e redes sociais
  5. Desconto para site e identidade visual!: a Stair – Design de Experiência está nos oferecendo um belo desconto de 20% para os médicos assinantes do Life Up! Aproveitem! 

Como funcionam os exames no Life Up? Posso adicionar outros exames no prontuário?

Temos alguns exames-chaves (utilizados no Mapa da Saúde e que também influenciam a Nota de Saúde) e outros exames extras (disponíveis para acompanhamento no prontuário). É possível, sim, adicionar mais exames ao prontuário. Entenda melhor aqui

TELEMEDICINA: É possível fazer o check-up e acompanhamento dessa forma?

Sim! Quase todo processo é feito da mesma forma, mas fique atento as nossas recomendações aqui 

Eu posso ganhar dinheiro com o Life Up? 

Nosso objetivo é empoderar médicos e seus pacientes, ampliando suas capacidades para melhores resultados em saúde. Mas também queremos ver nossos parceiros sendo recompensados pelo valor maior que estão agregando aos seus atendimentos:

  1. Aumentar ganho com convênios: você pode cobrar pelos serviços oferecidos que não são cobertos pelos planos de saúde.
    1. Um exemplo é o laudo do check-up. Esse é um laudo pormenorizado que requer uma avaliação que vai além da consulta coberta pelo plano. Dessa forma, o paciente pode fazer a(s) consulta(s) pelo plano de saúde, os exames laboratoriais também, mas o check-up (que inclui o laudo) pode ter um custo a parte. Essa prática já é feita por alguns médicos parceiros nos seus consultórios.
    2. Outra possibilidade é oferecer planos de mudança de estilo de vida, como assinaturas (acompanhamento contínuo ou por um período pré-determinado: 6 meses? 1 ano?), incluindo o app e qualquer outro benefício que o médico julgar interessante.Existe um modelo de clínica nos EUA que funciona como um clube, um híbrido entre atendimento particular e plano de saúde. Eles atendem os melhores planos, mas é necessário ser “membro do clube” para poder frequentar a clínica/consultar com seus profissionais e isso exige uma mensalidade. Fazer parte do clube traz benefícios específicos: conseguir consulta sempre rapidamente, agendamento online, concierge… no caso do Life Up o acesso ao Mapa de Saúde (check-up) e app já seriam grandes benefícios para um sistema assim oferecer. 
  2. Menos convênios, mais particulares: a estratégia mais simples, e que vale a pena ser testada, é simplesmente oferecer essa avaliação e acompanhamentos diferenciados para os pacientes sem qualquer custo. Esse pode ser um grande diferencial para melhor se posicionar no mercado e atrair mais clientes. Os médicos podem oferecer nas suas redes sociais, sites e clínicas serviços como “Mapa de Saúde” ou “App para acompanhar os pacientes a distância”, etc, junto com o que mais quiserem agregar. Podem ser vendidos apenas o check-up ou um plano de acompanhamento semestral, anual, etc, ficando mais fácil e palpável para os pacientes os benefícios que receberão
  3. Consultas mais ágeis de medicina de estilo de vida: outra estratégia para aumentar os rendimentos é simplesmente reduzir o tempo de cada consulta. Isso pode ser viável com a ajuda da plataforma, pois ela deve economizar o tempo do médico em vários aspectos (rastreando o estilo de vida e ajudando a direcionar a conversa para o que realmente é mais importante naquele momento e facilitando a prescrição de metas/hábitos SMART e a instrução de cada uma delas, por exemplo)

Onde posso consultar referências bibliográficas e outros materiais?

Criamos uma pasta com as referências bibliográficas utilizadas e outros materiais que possam interessar nossos médicos parceiros. Consulte-a aqui